Como buscar petições?

É bastante simples e é possível fazer isso usando a barra de buscas na página inicial do site, ou clicando em MODELOS no menu superior do site, ou ainda  clicando aqui para acessar nossa central de buscas.

Na página de buscas tudo fica muito fácil, você terá uma barra de pesquisa livre, uma lista de categorias e um menu para ordenar os resultados. A ordem padrão é sempre por relevância.

Termo de pesquisa

Na pesquisa livre, pesquise termos que você encontraria no título da petição, tal como o tipo de peça pesquisado (reclamatória, recurso, agravo, por exemplo). Ou pesquise também termos que você encontraria no teor da petição buscada ou ainda matérias de alta relevância(horas extras, danos morais, justa causa, etc).

Melhorando o termo de pesquisa

A busca do Consultor Trabalhista usa uma lógica para retornar os resultados por relevância, e permite o uso de operadores para buscar por frase exata e/ou todos os termos. A frase exata é usada quando o usuário digita um termo entre aspas.

Uma busca que usa um termo entre aspas, vai seguir esta lógica. Vamos usar como exemplo a busca:  "horas extras" recurso ordinário

  1. Primeiro vai retornar os resultados que tem a frase exata "horas extras". Vai ignorar os resultados com "horas in itinere" ou "horas noturnas", enfim, qualquer resultado que não tenha esse termo exato "horas extras".
  2. Depois vai retornar os resultados que possuem no texto TODAS as palavras fora das aspas, no caso recurso ordinário. Não importa onde, ou a ordem. A petição que possui "o recurso interposto no rito ordinário" vai ser retornada no resultado, uma vez que tem os dois termos "recurso" e "ordinário".
  3. Os resultados vão ser ordenados por relevância, mostrando primeiro os que possuem tanto a frase "horas extras" como as palavras recurso E ordinário, em segundo lugar os resultados que tem ao menos a frase "horas extras" e, por último, os resultados que exibem ao menos as palavras recurso E ordinário no texto.

Uma busca que não usa termos entre aspas, ou seja, não tem uma frase exata, vai retornar sempre os resultados que tem TODAS as palavras buscadas. Usando agora o exemplo: horas extras recurso ordinário

  1. Primeiro vai retornar os resultados que tem essas palavras: horas E extras E recurso E ordinário, não importa onde no texto (dando prioridade apenas para palavras no título da petição). Se faltar qualquer uma dessas palavras, o texto já não é mais retornado no resultado.
  2. Depois vai ordenar os resultados por relevância, mostrando primeiro aqueles que possuem o maior número dessas palavras no TÍTULO da petição, depois aqueles que tem o maior número dessas palavras no TEXTO da petição.

DICA: Sempre pesquise a partir de termos mais amplos, para termos mais restritos. Por exemplo, faça primeiro uma busca mais aberta, como horas extras e veja os resultados exibidos. Se não lhe satisfizer, aí sim restrinja mais a busca, usando os filtros do menu ou colocando outros termos na busca que restrinjam mais os resultados.

Categorias

No menu de categorias, filtre pelo tipo de peça que você quer: petição inicial, recursos, réplicas, etc. Você pode selecionar mais de uma, exceto se quiser pesquisar por qualquer uma ("Modelos de petições trabalhistas").

Temas

No menu de temas, filtre pelo grande tema trabalhista que trata a petição. Você pode selecionar mais de um tema. Se não marcar nenhum, o sistema vai procurar por qualquer tema.

Data

No menu de data, filtre pelo ano em que a petição foi atualizada no site. Esse é o ano em que nossa equipe fez a última alteração na petição. Se não selecionar nada, o sistema vai buscar em todas as peças que foram adicionadas desde o início do

Viu como é fácil?

Precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco